sábado, 11 de julho de 2020

Como os gringos fazem funk

O funk carioca é um estilo musical oriundo das favelas do estado do Rio de Janeiro. O estilo musical ganhou popularidade e significância cultural ao longo dos anos, revelando diversos artistas e protagonizando polêmicas que incomodam a dita “moral” da sociedade brasileira. Enquanto o funk carioca caminha também para se tornar patrimônio cultural da cidade, já existiu em 2017 um projeto de lei de criminalização do funk. Esse tipo de projeto já ocorreu com o samba no início do século 20, e com o jazz que já foi considerado um estilo musical degenerado, de gente ‘impura’. Todos gêneros musicais que surgiram em ambiente com predominância de gente negra e periférica. O estilo musical, embora apresente expansão mercadológica devido a popularização do consumo de música pela internet, continua sendo alvo de muita resistência da sociedade, sendo bastante criticado por intelectuais e por parte da população. No Brasil o funk carioca costuma ser criticado por sua pobreza criativa e por apresentar uma linguagem obscena e vulgar. No entanto em outras partes do mundo o gênero vem sendo usado constantemente em produções musicais. Duvida? Então confira a alista a seguir:

 Misun

Misun é uma banda estadunidense que transcende o pop tradicional ao mesclar sem esforço rock & roll dos anos 60 com hip-hop e dança. Misun auto-proclama seu som como Aquawave. No entanto existe várias referencias de sonoridades étnicas e regionais em suas músicas e com Travel With Me não foi diferente. Nessa canção em particular é possível ouvir as referências do funk carioca.



JD e Mad Superstar

Eles são dois artistas angolanos e na canção Não Sou Culpado Não eles utilizam do ritmo brasileiro para essa música que varia entre versos cantados e outros pronunciados como rap cheios do sotaque angolano.



 Mapei

 Estrutura eletrônica, batidas de funk carioca e vocais em soul preenchem a  canção Don´t Wait. O single é uma espécie de funk indie ou uma balada funk que mistura vocais poderosos com vozes distorcidas por efeitos digitais. A cantora estadunidense oferece uma música funk leve e refrescante.



Canto Para Bailar

É um grupo musical uruguaio na musica Consecuentemente o grupo fez uma fusão de cumbia, pop e funk, além de mesclar o espanhol com o português.



Britney Spears

 A música If I’m Dancing da cantora conta com batidas de funk pancadão, que em momento algum tiram o foco da canção e sustentam uma melodia delicada com maestria. É um funk-pop com os vocais doce de Britney em plano de fundo.



Assi

Assi é um artistas cabo-verdiano ele possui várias músicas com referências do funk e do afro-house aqui usarei como exemplo o single Gwara Nao Para. Essa é uma canção contagiante e bem animada onde ele canta versos em vários idiomas dentre eles português, inglês e espanhol.



Tove Lo

 A cantora sueca lançou a música Are U Gonna Tell Her? com forte inspiração no funk brasileiro, inclusive a canção conta com participação do funkeiro MC Zaac que faz as rimas em português. Are U Gonna Tell Her? mescla o inglês com o português e faz um fusão musical entre o funk pancadão e o synthwave.

 

Branko

João Barbosa, vulgarmente conhecido como Branko, é um DJ e produtor português ele produziu a música Stand By que conta com a colabora do vocalista norte-americano Umi Copper. É uma espécie de funk carioca minimalista com vocais em inglês.



 Lartiste

Lartiste é um cantor e rapper marroquino que emigrou para a França aos 7 anos de idade. Na música Mafiosa ele se juntou com a brasileira Caroliina para produzir esse hit dançante. Essa faixa mistura versos em francês, português e até inglês.




 Jaafar Jackson

 O sobrinho de Michael Jackson também esta na lista de artista que se renderam ao funk carioca. Na faixa Got Me Singing, Jaafar entrega um funk minimalista com vocais R&B 100% cantados em inglês. Ele inclusive gravou o clipe da canção no Vidigal como uma forma de homenagear a cidade e também a coreografia do Passinho, ritmo que começou nos bailes funks da cidade e conquistou o título de Patrimônio Cultural Imaterial do povo carioca.



Gostou? Quer conhecer ainda mais canções de funk de outros artistas, outros países e outros idiomas? Então da uma conferida no vídeo abaixo com um resumo da influência do funk carioca pelo mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário